segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A Segunda aconteceu no Domingo

Para a maioria dos trabalhadores o primeiro dia de trabalho na semana é o mais "chato", mais longo, demorado, cansativo, etc..Quando se vem de uma semana prolongada de folga, mais ruim ele se torna. Lamentavelmente, para a torcida do Vasco, nesta semana a Segunda começou no Domingo, após a vitória do Vitória, que mesmo sem nada adiantar, vencer seria o término honroso do Campeonato Brasileiro para o Vasco da Gama, se ele tivesse conseguido esta façanha, na sua casa.
Mas, de qualquer maneira, foi um belo show de choradeiras, de palavrões, de "a culpa é do Eurico Miranda", como se ele estivesse em campo jogando. Aceito até que ele não tenha sido um bom administrador, mas jogar bola não é a "sua praia". O que eu vi foi onze jogadores de um lado e onze de outro, ambos com o mesmo objetivo, ganhar o jogo. Um deles tinha que chegar lá, a não ser que acontecesse um empate. 
O que mais me chama a atenção nessa história é sentimento coletivo de vencer, seja lá o que for, mesmo que não ganhe nada. Cair é uma palavra muito dura, e dependendo do tipo de queda, pode até machucar, mas ser rebaixado a um nível inferior é o que mais dói. Nessa hora a luta, a força de vontade, o trabalho, o desejo de vencer, dos jogadores não tem a mínima importância, eles deixaram de ser "heróis" porque perderam um jogo. Ninguém está lamentando que eles perderam o campeonato para o São Paulo, que foi o verdadeiro vitorioso.
Perder faz parte do jogo e quem joga sabe disso, o risco é igual e imprevisível, mesmo se tendo um bom time. 
Lamentamos quando não alcançamos o objetivo pelo qual lutamos, mas culpar quem não está jogando, ou mesmo quem está jogando, é fácil quando só estamos assistindo. Incentivar é muito importante para levantar o astral de quem está na luta, mas desvalorizar os lutadores, não lhes dando a oportunidade que precisam para se reerguerem,  para mim é deslealdade com a fidelidade e o amor pelo "time do coração"
Parabéns, jogadores do Vasco, vocês lutaram até o fim do jogo e com essa mesma garra vocês irão jogar na Segunda, e num domingo qualquer do ano que vem, a sua torcida estará aqui gritando "é campeão, é campeão, é campeão"...
Mas outros descerão ou subirão, e a vida continuará, e quem estiver vivo, verá.