sexta-feira, 2 de julho de 2010

Insubstituível

      Esse texto foi escrito algum tempo depois que um grande amigo meu teve que ir para a África,  em missão evangelizadora, porque este é o seu trabalho, por ser Diácono da Igreja Católica. Deixou muita saudade na comunidade onde moro, e sempre será lembrado por seu trabalho de doação, dedicado aos  menos favorecidos. No Natal daquele ano, sem o Vito, era assim que ele era chamado, a saudade apertou e nasceu este texto. Hoje, fazendo uma varredura no meu computador, encontrei estas palavras, que enviei para ele naquele ocasião. Achei o texto bonito e resolvi publicar.

        Ninguém é insubstituível, diz a sabedoria popular. Eu acredito nisso, mas de forma diferente. Creio que a vida vai continuar, de qualquer modo, com ou sem você e que o roteiro dos acontecimentos serão cumpridos do jeito que deve ser, porém, não com o mesmo brilho. 
Na semente que você plantou, nós te vemos nos frutos, na música que você cantou, ouvimos a tua voz, as palavras que você falou, ecoam ainda em nossos ouvidos; a ausência ainda não conseguiu acabar com a sua presença.
        O que eu penso dessa máxima popular é que, ninguém é insubstituível, mas também não é igual, você é único e do seu jeito só acontecerá novamente, se um dia você voltar.
Meu irmão, meu amigo, meu companheiro de caminhada, até hoje não te escrevi porque as palavras me faltaram. O que dizer pra você, era o que eu me perguntava, porque também nossos diálogos com palavras foram poucos. Nossos corações, nossas atitudes, nossas ações, olhares, risos, emoções, sempre foram o nosso meio de comunicação, e continua sendo, por isso é difícil encontrar palavras para te escrever. Eu poderia até fazer uma busca no Googles, e encontrar textos bonitos, mas não seria verdade; não era eu escrevendo pra você.
      Como hoje é uma data muito importante para muita gente, como hoje recebemos cartas, telefonemas, mensagens, de pessoas até que não víamos a muito tempo, resolvi redigir esse texto, que saiu do meu coração, porque só hoje ele resolveu falar, só hoje eu me dei conta de que não te vejo a muito tempo.
Porque hoje é o aniversário do nascimento de Jesus. 
Quero te parabenizar pela divulgação que você faz Dele, não somente hoje, mas em todos os dias da sua vida. 
      Felicidade, muitos anos de vida, saúde, paz é o que todos desejam nesta data, e eu não sou diferente, também peço a Deus isso pra você e sendo um pouco  "chato" com Ele,  peço pelo se retorno. Você já está demorando demais nessa viagem pela África.
Ontem na missa eu cantei "Vamos cantar parabéns pra Jesus, nos abraçar, parabéns pra Jesus...", e no meu coração eu cantei, parabéns pra você.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O bom senso adverte


       Entrar no interior de alguém poderia nos fazer feliz ou surpreso, alegre ou triste, confiante ou desiludido. Quando olho para fora de mim, vejo  sonhos, impossíveis de se realizarem. Lembro do tempo, implacável, que não pára e nos distancia. Mas ainda não taxaram o sonho, que sendo reservado e pessoal, pode ser vivido com intensidade.
         Gosto de viver hoje,  fugindo um pouco da realidade, sabendo que a nada me levará, do jeito que penso. Sonho é sonho,  a realidade é real e não mente. Quando volto da viagem pelo meu interior, as vezes fico triste, porque o exterior é bem diferente do interno. Não tem como mudar, talvez numa outra vida. Dizem que tem....
         Cuidado, o bom senso adverte, sonhar pode fazer mal a saúde, se persistirem os sintomas, acorde o mais rápido possível e se enxergue.