terça-feira, 31 de março de 2009

Acredite, mesmo não acreditando

     Eu sou daqueles que lê a Bíblia e questiona. Busco lógicas para explicar tudo, sempre com uma visão de desconfiança. Vejo muitas contradições nos fatos narrados ali. Ao longo dos anos aprendi a ver os fatos a luz da razão, porque o coração não pensa. Disso eu tenho certeza, quem pensa é o cérebro. Nos textos que lemos encontramos também situações e acontecimentos inexplicáveis. Poderia até citar alguns, mas não importa, esse não é motivo principal desta postagem.
     "Amar a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo". Ao ler esta frase, eu percebi o tanto quanto fui mal pra mim, porque ao escrevê-la de outra forma, senti a proximidade de Deus, que sempre esteve comigo. Amar a teu próximo como a ti mesmo é amar a Deus sobre todas as coisas. Desse jeito, mesmo não acreditando nos textos escritos pelos meus antepassados, cheguei a conclusão que não respeitei os limites, o tempo, o momento, a época, os sentimentos, a visão e as experiências vividas por um ser humano igual a mim.         Seja qual for a interpretação que eu tenha tentado dar para o pouco que li sobre a Palavra de Deus, é visivel a falta de amor que tenho por mim e pelos os outros. Deixando de lado o "amar a Deus sobre todas a coisas" me resta somente "amar ao meu próximo como a mim mesmo", e se eu negar esta afirmação, estarei duvidando até de mim. Se hoje eu penso e até consigo escrever, é porque aprendi por intermédio de alguém, seja através de palavras, de textos, na escola, e assim por diante. Alguém sempre esteve próximo de mim, nisso eu acredito, não é diferente pra ninguém. Tudo isso é Deus, que nos ama sobre todas as coisas, até não acreditando. 
      O que restaria de mim ao não admitir essa verdade absoluta, talvez um ser de outro planeta, um extra terrestre, um ninguém? Questionar não é um defeito, é uma virtude que deve me aproximar mais do meu irmão, respeitar o que foi dito, que foi visto, o que foi vivido e o que foi narrado por ele, em qualquer época. Não é possível viver sem essas experiências, sem esses ensinamentos, porque seria o mesmo que viver sem Deus, o que é impossível.

Nenhum comentário: