sábado, 25 de novembro de 2006

Em uma reunião

Essa semana, de 19 a 25 de novembro, algo me fez refletir muito sobre a Verdade (destaco em negrito, iniciando com letra maiúscula por me referir as Palavras e Ações de Jesus Cristo). Sinceramente me senti deprimido ao perceber o quanto estou distante dela. Mais ainda, notei que nesta reunião todos a entende com bastante clareza, porque davam opiniões, com palavras diferentes mas com o mesmo sentido, de trechos da Escritura Sagrada. Naquele momento tudo que era dito pelas pessoas ali presente concordava com uma convivência de irmãos em Cristo, pra ser bem claro, era a vida que Cristo mostrou que devia ser vivida na curta trajetória que teve como homem comum, conforme seus discípulos narram nos Livros Sagrados. Ao afirmarmos que Ele foi um homem igual a nós não estaríamos sendo pretenciosos? Será que acreditamos mesmo no que lemos sobre a sua passagem entre nós, quando comentamos seus gestos, suas atitudes, suas decisões, sua morte para nos salvar, enfim, eu tenho muitas dúvidas, porque a boca pode dizer o que pensamos mas não o que fazemos, e é nesse ponto que senti uma profunda depressão. Pensando nisso eu me perguntei: Será que eu pretendo mesmo ser um, no mínimo, seguidor de Cristo, pois para Apóstolo Dele já considero um caminho inatingível.
Finda a reunião, todos voltam para suas casas. Eu saí dali pensando assim, será que devo me preocupar ou questionar o que saíram pensando os outros? Ou eu devo viver a minha vida independente dos meus irmãos, se é assim que nos consideramos? Eu tinha vontade de falar para um deles como foi mentirosa sua opinião sobre aquele assunto, porque o que ele disse não reflete o seu comportamento real, como cristão. Será que eu estaria sendo estúpido, ignorante, anti-cristão, desumano, ou eu sou o que penso dele?
Reparem que não estou afirmando nada. Pretendo continuar com esta reflexão, porque preciso de ajuda, isso é a única coisa que tenho certeza.
Perdão Senhor, tantos erros cometi
Perdão Senhor, tantas vezes me omiti..
Comentem, obrigado.

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Evancatolizando

Igreja, na minha opinião, é um local de encontro espiritual com Deus, depois com as pessoas para praticarmos os ensinamentos Dele. A forma que isto é feito pode variar, de igreja para igreja, o que não pode faltar é esse encontro, a verdade, a caridade, o amor, a doação e o respeito. Tudo é válido desde que não constranja, nem desrespeite o irmão. A emoção é natural do ser humano, só não deve sufocar ou diminuir o outro, nem nos afastar da realidade. Enfim Deus é um só, entendido, louvado e seguido por uma só igreja, com várias denominacões, com maneiras e costumes diferentes, onde se reunem pessoas para ouvir e viver a Palavra de Deus. Nossos diferentes métodos de louvar só incomodam quem ainda não entendeu que Deus é o mesmo para todos, ou por interesse daqueles lideres que trabalham as divergências em proveito próprio. Frequento e participo da Igreja Católica, mas poderia estar numa igreja evangélica ou outra qualquer de Deus, onde eu me adaptasse ao jeito humano de ser. Por fim não sou católico nem evangélico, procuro ser CRISTÃO. Não aponto nenhuma religião como certa, nem totalmente errada, vejo diferentes formas de práticas religiosas, mas é evidente que existem os manipuladores da fé que se apossam e usam das fragilidades que todo ser humano tem para conduzí-lo na direção de seus interesses, as vezes até por ignorância ou esperteza, devido a sua habilidade, técnica ou carisma. Felizmente existem pessoas como você, que acredita nesse verdadeiro amor, que não vê diferenças, nem cor, nem raça, nem inteligência, nem crença, nem religião, etc... E é pra você que pensa e age assim , que desejo fazer este blog.
Evancatolizando é uma palavra que "pintou" na minha cabeça, no momento de escolher um título para o meu blog, que pode significar também "Evan-universualizar", ou seja, tornar universal e única a palavra de Deus, com todas as diferenças típicas do ser humano, mas com um sentido cristão igual pra todos.
Gilson -----------------------------------------------------------------------------------------------
OBS.: É muito comum o trânsito de textos na Internet e por esse motivo eu gostaria de deixar claro, que quando o mesmo não for de minha autoria, ao publicá-lo farei questão de informar.