Num desses dias de temporal no Rio de Janeiro, em que situações de calamidades aconteciam a todo momento e a televisão cumpria jornalisticamente o seu papel de informar, apareceu um vídeo amador onde mostrava um motoqueiro, um carona e a moto caindo dentro de buraco, encoberto pela água que cobria o asfalto daquela rua.
O que me chamou a atenção do filme foi a frieza do autor do vídeo. Não sei quanto ele cobrou para a TV exibi-lo, mas com certeza não foi de graça, nem um gesto de solidariedade, porque ele sabia que ali poderia acontecer uma desgraça, e ficou a espera para registrar. O fato felizmente não foi tão grave como ele sabia que poderia ser.
Uma outra cena interessante que a TV também mostrou foi a de uns rapazes, empurrando carros que estavam presos na água para um lugar mais seguro, por um "precinho razoável" para a situação e o reporter ainda dizia que "pelo menos eles estavam ajudando'. Infelizmente eu também acho, mas não me venha chamar isso de solidariedade.
O povo brasileiro é muito solidário, isso eu ouço falar toda vez que é convocado pela imprensa para ajudar desabrigados ou outra situação onde é necessário a ajuda da população. Mas já houve casos de desvios do material doado, por alguns aproveitadores. Quero concluir com esses fatos que a solidariedade existe, e sempre vai existir, mas que está aumentando o número de aproveitadores destas solidariedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário